Dezenas de médicos russos escrevem carta aberta a Putin

Os opositores da guerra doentes no campo

Ininterrupto também na sala de audiências: Alexei Gorinov segura um cartaz onde se lê: "Sou contra a guerra" no seu julgamento no verão de 2022..aussiedlerbote.de

Dezenas de médicos russos escrevem carta aberta a Putin

Na Rússia de Putin, isso é uma ofensa grave: O político Gorinov apelou a um minuto de silêncio pelas vítimas da guerra. Pouco tempo depois, foi parar a uma colónia penal, onde ficou gravemente doente. Agora, vários médicos russos estão a apelar ao seu presidente.

Os médicos russos publicaram uma carta aberta ao Presidente do Kremlin, Vladimir Putin, pedindo tratamento médico para o opositor de guerra Alexei Gorinov, que adoeceu na prisão. A carta, que 134 médicos tinham assinado até ao meio-dia, afirma que a recusa de assistência médica viola a Constituição russa.

Gorinov, um político local de Moscovo, é o primeiro opositor da guerra a ser condenado na Rússia por desacreditar o exército russo. Os advogados de Gorinov comunicaram recentemente uma deterioração drástica do seu estado de saúde. Gorinov foi condenado a sete anos de prisão em 2022 depois de ter apelado a um minuto de silêncio pelas "vítimas da agressão militar na Ucrânia" numa reunião do parlamento de um distrito de Moscovo. O detido, de 62 anos, enfrenta agora um novo processo por "justificação do terrorismo", por ter falado com os seus companheiros de prisão sobre a guerra.

De acordo com os seus advogados, o doente pulmonar crónico sofre de bronquite aguda e a sua cor de pele é agora descrita como azul. "Alexei nem sequer tem forças para se sentar numa cadeira ou falar. Praticamente já caiu várias vezes". As autoridades prisionais recusaram um pedido de tratamento médico, afirmam os advogados.

Dirigindo-se a Putin, a carta dos médicos afirma: "Apelamos a V. Exa., como garante da Constituição da Federação Russa, para que assegure o funcionamento coordenado e a cooperação das autoridades estatais e tome as medidas necessárias para remediar a violação em curso no caso de A. A. Gorinov". Gorinov deve ser examinado numa instituição especializada. O seu estado de saúde põe em risco a sua vida e pode deteriorar-se rapidamente.

Gorinov não é o único preso político a quem aparentemente está a ser negada ajuda médica. De acordo com os seus companheiros de campanha, o ativista da oposição russa Alexei Navalny, que se encontra detido, está num estado de saúde grave. Há dias que o crítico do Kremlin, condenado a 19 anos de prisão num julgamento criticado internacionalmente, não dá sinais de vida.